HOMENAGEM

Sargento da PMMG
Wellington Aparecido Ferreira 

Wellington Aparecido Ferreira nasceu em Belo Horizonte, no dia 31 de outubro de 1970. Passou a maior parte de sua infância e juventude em Santa Luzia, onde viveu até os 32 anos. Estudou na Escola Estadual Santa Luzia até o 6º ano e concluiu seus estudos no SENAI da cidade.

Em 1993, casou-se com Alessandra Ferreira, com quem teve três filhos: Wellington, Washington e Sophia. Sempre dedicado aos estudos, em 2009 tornou-se bacharel em Administração pela Faculdade Batista de Minas Gerais.

O 1º Sargento Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) Wellington Aparecido Ferreira, ingressou nas fileiras da corporação em 1º de março de 1990, tendo se formado como Soldado da PMMG em novembro do mesmo ano.

O militar se graduou como Cabo da PMMG por meio do Curso de Formação de Cabos em 1992 e, em 1993, foi transferido para o Batalhão de Choque, unidade na qual teve a oportunidade de realizar cursos para se especializar na função.

Em 1998, ao integrar o Grupo de Patrulhamento de Trânsito da 18ª Companhia Independente da PMMG, Ferreira despertou seu interesse por motocicletas, que rapidamente se transformou em uma de suas maiores paixões. Esse gosto pelas duas rodas o acompanhou ao longo dos anos e, em 2017, levou-o a realizar um antigo sonho de juventude: adquirir uma Kawasaki Vulcan laranja. Com ela, ao lado de sua esposa, percorreu inúmeras estradas e viveu momentos inesquecíveis, entre os quais se destaca a marcante viagem até o Uruguai.

Após breve passagem pela Assessoria Militar do Comando Geral da PMMG, em 2000, o então Cabo da PMMG Ferreira foi transferido para o Batalhão ROTAM, onde firmou amizades que o acompanharam por toda a carreira. Foram anos de dedicação, especialização e aprendizado até que, em 2002, foi convidado a fazer parte da Inteligência da PMMG, função exercida com maestria, que o credenciou a integrar, em 2007, o Grupo de Combate às Organizações Criminosas (GCOC).

Em 2008, o Cabo da PMMG Ferreira iniciou o Curso Especial de Formação de Sargentos, formando-se no mesmo ano. Como 3º Sargento da PMMG, trabalhou no Gabinete Militar até que, em 2014, foi convidado a retornar ao GCOC, devido ao alto grau de especialização e dedicação demonstrado durante sua primeira passagem pelo grupo.

Foram anos de dedicação e serviços prestados à sociedade mineira, com participação em diversas operações do GCOC. Diante do dever cumprido com excelência, em 2020, o 2º Sargento da PMMG Wellington Aparecido Ferreira foi transferido para a reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, desligando-se do GCOC, local onde deixou verdadeiros amigos e ensinamentos aos integrantes, que até hoje o homenageiam in memoriam, reconhecendo seu exemplo de profissionalismo e dedicação.

Pouco tempo após sua passagem para a reserva, em 02 de dezembro de 2020, Wellington Aparecido Ferreira faleceu, deixando um legado de coragem, amizade e serviço à sociedade mineira.