A EXPOSIÇÃO

Ao longo das últimas décadas, o crime organizado tem se mostrado uma ameaça crescente às instituições democráticas, à segurança pública e à justiça social. Em resposta a esse desafio complexo e dinâmico, o Ministério Público de Minas Gerais vem adotando uma estratégia institucional marcada por cooperação, inteligência e especialização.

A exposição “Atuação integrada do GAECO/MPMG no enfrentamento às organizações criminosas” apresenta ao público os marcos institucionais, desde a criação do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado e de Investigação Criminal (CAO-CRIMO) até a institucionalização do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

A mostra destaca a consolidação de uma política institucional voltada à repressão qualificada das organizações criminosas, atuando de forma articulada com outras instituições do Estado de Minas Gerais.

Por meio de entrevistas com coordenadores, documentos e objetos representativos da atuação ministerial, o visitante é convidado a conhecer como o GAECO se tornou um instrumento estratégico no enfrentamento ao crime organizado em Minas Gerais.

Mais do que reconstituir uma trajetória institucional, esta exposição convida à reflexão sobre a importância da atuação integrada, técnica e comprometida para combater as organizações criminosas. É também uma homenagem a todos aqueles que, com coragem e responsabilidade, trabalham diariamente para proteger a sociedade mineira dos impactos nefastos da criminalidade organizada.